• Este Ads desaparece para usuários ‘logados’. Registre-se!!! :-)

Invasores ou Excluídos?

A seguir você verá o filme/documentário Invasores ou Excluídos? Logo depois há um roteiro para análise desse documentário.

 

Roteiro de Análise do Documentário Invasores ou Excluídos?

1- Visualizando as grandes cidades fica claro uma segregação geográfica das pessoas. Onde ricos moram e onde pobres moram. A noção de espaço provoca, ainda, outras indagações. As políticas de planejamento regional tiveram impactos sobre a produção do espaço geográfico? Nas grandes cidades brasileiras, há ainda desigualdades socioespaciais? Que consequências o neoliberalismo e o aprofundamento da globalização têm provocado nos aspectos socioeconômicos, ambientais e culturais no Brasil? Lembrando as palavras de Oscar Neimeyer: “num país que é um continente, o homem mais pobre não pode ter um terreno de 10 por 10 metros.”

2- Quem construiu Brasília não tinha espaço garantido nas asas do avião (Plano Piloto) Por quê? Como essas questões se relacionam no espaço geográfico do Distrito Federal e hoje na Região Integrada do Distrito Federal (RIDE) – Entorno? Comente lembrando que milhares de pessoas vieram para o Planalto Central na década de 50 para trabalhar na construção de Brasília. À época, o governo esperava que esses operários voltassem às cidades de origem depois de concluídas as obras. As primeiras favelas do Distrito Federal, como a do IAPI, surgiram próximas ao Plano Piloto.

3- Embora Brasília/DF seja uma cidade planejada, sua área metropolitana sofre o mesmo processo de segregação socioespacial e de periferização que outras metrópoles brasileiras. Essa e outras questões estão presentes no documentário Invasores ou Excluídos? de César Mendes, Dulcídio Siqueira e UnB. Estava planejado onde os pobres morariam? Faz pouco tempo alguém sugeriu fazer muros ao redor do Plano Piloto, o que isso significa? Explique comentando por que isso acontece?

4- Relacione o documentário Invasores ou Excluídos com a música Cidadão de Lúcio Barbosa: “Tá vendo aquele edifício moço? Ajudei a levantar! Foi um tempo de aflição, era quatro condução. Duas pra ir, duas pra voltar. Hoje depois dele pronto. Olho pra cima e fico tonto. Mas me vem um cidadão. E me diz desconfiado: “Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar”? Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido! Dá vontade de beber. E pra aumentar meu tédio. Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer.”

5- Que tipo de olhar político e ideológico podemos perceber já nas palavras “INVASORES” e “EXCLUÍDOS”? Os movimentos sociais de resistência, que lutaram e lutam pelo direito a moradia estão fazendo que tipo de política?

Prof. Evandir.

Sobre Luís Cláudio LA

Olá, eu sou o prof. Luís Cláudio, atualmente vice-diretor do CEd 310 de Santa Maria. Estou aqui para ajudá-lo no que precisar. Caso necessite falar comigo, envie uma mensagem para (61) 99936-6528 ou email para vicediretor@ced310.com.br.
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Outras postagens…

    Eis a seguir algumas postagens que podem lhe interessar.
    • REMIND – Prof. Joel (Química – Matu)REMIND – Prof. Joel (Química – Matu)
      Pessoal, o prof. Joel (Química – Matutino) usará o aplicativo REMIND para melhorar a comunicação com a sua turma. A instalação é opcional, mas desejável, pois através do aplicativo você receberá lembretes de atividades, apontamento de vídeos, reportagens, documentários que vai além daquele momento em sala de aula. Para se inscrever… Continue lendo
    • Horário 2017-2
      Pessoal, O horário definitivo dos dois turnos pode ser baixado clicando na figura ou AQUI. Grande abraço Luís Cláudio LA Continue lendo
    • REMIND – Prof. Saulo (Filosofia – Matu)REMIND – Prof. Saulo (Filosofia – Matu)
      Pessoal, o prof. Saulo (Filosofia – Matutino) usará o aplicativo REMIND para melhorar a comunicação com a sua turma. A instalação é opcional, mas desejável, pois através do aplicativo você receberá lembretes de atividades, apontamento de vídeos, reportagens, documentários que vai além daquele momento em sala de aula. Para se inscrever… Continue lendo
    • 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília
      Pessoal, estão abertas as inscrições para o 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília. No ano passado nossa escola participou e tivemos alguns filmes selecionados e neste ano temos que ser melhores. 🙂 Você pode acessar o EDITAL do Festival CLICANDO AQUI. Saiba o que é o festival vendo… Continue lendo
    • REMIND – Profª Pollyanna (Educação Física – Vesp)REMIND – Profª Pollyanna (Educação Física – Vesp)
      Pessoal, a profª Pollyanna (Educação Física – Vespertino) usará o aplicativo REMIND para melhorar a comunicação com a sua turma. A instalação é opcional, mas desejável, pois através do aplicativo você receberá lembretes de atividades, apontamento de vídeos, reportagens, documentários que vai além daquele momento em sala de aula. Para se inscrever… Continue lendo